Friday

A Minha (Esperançosa) Partilha de Hoje...


Os efeitos nefastos do desemprego levam milhares de Portugueses de várias gerações a se sentirem desanimados, desacreditados, desconfiados, e desesperados. Não são apenas os jovens licenciados sem emprego. São adultos, profissionais experientes, nos seus 40 e 50 anos de idade e por vezes mais, a irem para o desemprego, e muitas das vezes são ambos marido e mulher (pai e mãe!), um verdadeiro drama quando resulta na perda das casas que já não conseguem manter. Ao fim dum tempo sem conseguirem um novo rumo, instala-se uma inércia e desânimo incapacitantes. “Sonhos? Projectos de vida?” O que é que é isso agora???

Será possível mudar?
Se paira no ar a falta daquilo que não se compra nem se vende: esperança, fé, motivação, entusiasmo, energia, compaixão, alegria e capacidade de sonhar, logo eu acredito que sim!
Se é verdade que “o sonho comanda a vida”, então sim, acredito que podemos mudar! Acredito que a energia pode sim tornar-se mais positiva e o entusiasmo e a confiança voltarem (e para os mais desacreditados: acredito que fingir para acreditar é pelo menos o princípio do princípio da solução…)
 
Madalena van Zeller Muñoz
Life Coach