Madalena


Bem vindos!

O meu nome é Madalena van Zeller Muñoz.
Nasci em 1970, em Lisboa, numa família enorme cheia de primos, gargalhadas, gritos, Algarve, Caxias, mar e música.


Tenho
 como propósito de vida o amor; soa piroso todos os dias, mas quando expremido, é a verdade! Estou numa missão de co-criar vidas muito bonitas.




Short: 
Licenciada. Check
Mestrado. Check
Muito certificado e curso e workshop e congresso e seminário. Check.
Mudança radical de vida. Várias vezes. Check. :)



Long:
Completei o 1º Ano do curso de Marketing e Publicidade no IADE - Creative University (Lisboa, Portugal), por achar que este era o meu caminho profissional, mas depressa escolhi mudar de ares.
Concretizava, assim, o meu 1º Grande Sonho: fui para os Estados Unidos da América! Aqui vivi os primeiros 10 anos da minha vida adulta - uma experiência quase sem palavras, tal a dimensão da sua riqueza.


Já na maravilhosa vida académica da Califórnia, e numa via de estudos ainda relacionada com o marketing, decide tirar uma cadeira em Nutrição. Esta escolha iria simplesmente mudar a sua vida para sempre.
Candidatou-se e foi aceite na melhor escola de dietética e nutrição do estado: a Universidade da Califórnia em Davis. Começava assim o seu American Dream!

Aqui iria 
Licenciar-se em Dietética na imponente instituição - a UCD. Estava entusiasmada com as professoras, com as magníficas instalações, com os jardins colossais, com a facilidade de acesso e a variedade de apoios, de toda a natureza. Acima de tudo, sentiu-se em casa.

Apesar da necessidade de se aproximar duma área mais humana, ou seja, mais dada a ajudar pessoas, esta ainda estava inconsciente. E assim, ao se aperceber que era necessário estagiar e eventualmente trabalhar em hospitais, abandona o curso, pois acontece que a Madalena tinha uma certa fobia de hospitais...
Contudo, depressa toma conhecimento da Licenciatura em Ciências dos Alimentos, e dado o excelente apoio de todo o staff académico e de todos os professores com quem falou, e dadas as imensas e gloriosas saídas profissionais na altura (com remunerações escandalosamente altas), decidiu-se por essa via.


Finda a Licenciatura, trabalhou para a única empresa a que se candidatou, tendo provado que colocar "todos os ovos no mesmo cesto" pode ser muito positivo. Assim preenchia outro American Dream. A Madalena foi primeiro estagiária, remunerada como uma princesa, passando (depois de um árduo processo de concurso de candidatura) a efectiva no departamento de R&D (Research and Development) na maior empresa de alimentos internacional privada: a MARS, Inc, de Los Angeles. Foi a sua primeira experiência profissional a tempo inteiro, e foi 100% excelente em todos os sentidos. 

Porque o bichinho de ajudar os outros começou a crescer e não se calava, tomou a decisão de deixar a Mars, e voltar a estudar... Voltaria para a Nutrição, deixada de parte pelos medos já mencionados. Completou, assim, uma segunda licenciatura em Dietética/Nutrição, mas pela Kansas State University, que tinha um currículo menos hospitalar do que o da UCD.
Seguiu-se um
MBA (Masters in Business Administration), feito 100% online, do qual recorda como sendo o curso mais difícil e mais inútil até hoje, mas também o que deu origem à sua primeira grande gargalhada online, na plataforma ICQ onde então, em 1998-1999, se faziam chats de grupo em tempo real (lol).

De regresso a Portugal, e depois do choque cultural, que demorou 3 anos a passar, trabalhou como nutricionista para multinacionais e em prestigiados ginásios e clínicas médicas de Lisboa, Cascais e Oeiras. Foi também nutricionista no portal SAPO, fundou um projecto de caminhadas ao ar livre e nutrição, e pelo caminho, contam-se dezenas de idas à televisão, entrevistas para vídeos SAPO, rádio, artigos de revistas diversas, blogs, websites e newsletters relacionadas com bem estar, nutrição e controlo de peso. Fez milhares de quilómetros para se manter actualizada nos muitos dos principais Congressos, formações e cursos da especialidade e complementares, nacionais e internacionais. Completou uma 
Pós graduação em Dependências Familiares, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, que admite ter sido tão aborrecido que ler um bom livro teria sido muito mais positivo.


Certificou-se em Life Coaching (Certificação Internacional pela WeCreate, em Lisboa) e foi uma formação de tal forma pertinente e poderosa que desde 2012 que a Madalena exerce como Coach. 

Ser Coach é uma actividade que lhe permite continuar a ter o estilo de vida profissional (freelancer) que sempre quis: flexível (para poder atender a todas as pessoas importantes da sua vida); livre e autónomo (não depende de ninguém, pode escolher o que faz, onde, como, e com quem); financeiramente surpreendente (algo que um ordenado fixo não proporciona); e com 100% realização pessoal (um privilégio e um prazer! - alcançados pelo seu esforço e escolhas).

A Madalena já alcançou muitos dos seus grandes sonhos e projectos académicos, profissionais e pessoais, mas agora com o Coaching do seu lado, sabe que irá obter ainda melhores resultados e mais rápidos! Descrevem-na como uma pessoa motivadora por natureza.








TIRO-LHE O MEU CHAPÉU se ainda está aqui a ler "Sobre Mim"... Agora de novo na 1ª pessoa:

"Quando eu era pequena" queria ser veterinária, para ajudar os cães, mas afinal tornei-me dona de cães e nutricionista (https://www.facebook.com/madalenamunoz.nutricionista).


Depois de muitos anos a ajudar pessoas como a nutricionista mais realizada do mundo, deixei de o ser (por motivos já partilhados no meu blog residente no portal Sapo, Sapo Mulher - clique no link: Life e Wellness Coach), e decidi ajudar de forma diferente.

O meu propósito de vida levou-me em 2012 para o life coaching. "Com o meu entusiasmo, criatividade e imenso gosto por ajudar, a minha missão é a de inspirar e apoiar as pessoas a alcançarem mais paz interior e riqueza em todas as áreas da sua vida - trabalhando com elas os seus pensamentos, palavras, actos e decisões.


O novo desafio do life coaching é o que faz sentido para mim hoje, sendo coerente com o modo como eu sempre trabalhei e gosto de trabalhar com as pessoas... Há muitos anos que eu englobava nas minhas consultas uma postura mind, body & soul (mente, corpo e alma). "A dieta", única e exclusivamente, nunca fez sentido para mim como foco principal do meu trabalho (enquanto nutricionista), aliás, por vezes nem se falava dela! É verdade! É que a meu ver o maior desafio das pessoas que me procurava era a mudança de atitudes e a motivação. Por isso, com o coaching posso melhor ajudar as pessoas, sem as baralhar com o meu chapéu de nutricionista. Vestir o chapéu de Coach veio dar clareza à minha actividade.


Já que ainda está aqui a ler... Leia o que em 2004 se podia ler no meu então primeiro website profissional:
"Se está farta de pensar em comida 24 horas por dia, não gosta de como se sente nem de se ver ao espelho, venha aprender a mudar a sua atitude perante a comida antes de atingir um peso saudável"

Ou seja... há muito tempo que eu opero "mais a fundo" em relação à balança e dieta, há muito que eu trabalho na mudança de crenças, valores e paradigmas, na motivação e autonomia, para que a pessoa SEJA uma versão melhorada de si mesma (versus ser uma FAZEDORA da dieta nº 37 de 27 mil!), para que ela tenha se sinta bem na caminhada e alcance RESULTADOS positivos e duradouros...

Mantive durante vários anos o serviço de email: as "Dicas Saudáveis", dicas de nutrição, bem estar e controlo de peso. Em 2010 começaram a ser distribuídas pela newsletter do programa Rituais de Vida Saudável.


Em 2008, e durante 2 fabulosos anos, mantive sessões regulares do R´EQUILIBRIO - Programa de Exercício e Saúde, em Oeiras. Misturei caminhadas ao ar livre + personal trainer + nutrição - era o máximo! Em grupos, íamos todos fazer treinos para ajudar os participantes a controlarem o seu peso e composição corporal. Infelizmente eu abusei, lesionei-me e... fechei o projecto. Quem sabe um dia volta a andar!


Ou seja... há muito tempo que eu sou uma coach (em potencial) e uma PARCEIRA DE RESULTADOS e não somente e apenas nutricionista, é isso que estou a tentar explicar :).



Nada sabe melhor do que viver de forma genuína e seguir sempre os nossos sonhos!

E você, tem seguido os seus?