Saturday

"Dicas Saudáveis" - de nutrição

Um pouco de história:
As minhas Dicas Saudáveis eram um serviço tipo newsletter, gratuito, que as pessoas subscreviam no meu website (Madalena Muñoz Nutricionista). Ao longo de 2004 até 2011 eu falei de tudo e mais alguma coisa que me ocorresse que fosse útil para as pessoas ganharem saúde, no âmbito da nutrição, exercício físico e bem estar emocional. Tinha milhares de assinantes, e tudo na base do boca a boca. Era muito engraçado conviver com os leitores pelas Dicas, pois recebia emails de volta fabulosos, hilariantes, ou comoventes.

Contudo, uma coisa foi ficando cada vez mais evidente: a minha preocupação com a motivação. O querer ajudar especificamente a levar à prática a teoria. A modificação comportamental. E aos poucos foi nascendo a coach que havia em mim

Claro que hoje é dia é só isso que eu faço, e com mais sucesso ainda - modéstia à parte :). Claro que ainda tenho muito para aprender e aperfeiçoar, (nós, os perfeccionistas, achamos que nunca sabemos o suficiente...) mas o coaching veio-me dar ainda mais ferramentas maravilhosas para promover o sucesso das pessoas. Dar às pessoas os resultados que elas querem é o que importa! (dentro do  ecológico, claro).

Ora aqui vai uma Dica do passado. Algures em 2009 eu enviei esta Dica Saudável:


"Cara/o Assinante das Dicas Saudáveis,

Bom dia!

Se sempre promete ser desta vez que vai ser o “Ano do Emagrecimento” ou o “Ano do Fitness”, há que aproveitar essa vontade, para o arranque. Mas há que não esquecer que as mudanças só serão efectivas e duradouras se desta motivação criar, de facto, novos hábitos. Usando um exemplo muito comum – o do emagrecimento – veja os seguintes passos/orientações que costumo aprofundar em consulta:


I.       Seja Flexível. Qualquer que seja o seu plano de mudança, é boa ideia ter planos de contingência, o chamado plano B, ou até C, para não se frustrar quando tiver que se desviar do plano original. Tenha isso como um dado adquirido, pois a vida é mesmo assim. Quanto mais flexível for a sua atitude e planos de acção, mais fácil será permanecer num "bom caminho".

II.    Seja Específica(o). Falar de promessas vagas, tal como “vou emagrecer” ou “vou tentar fazer mais exercício”, é uma boa fórmula para... falhar. Em vez disso, decida, por exemplo, comer sempre verduras ao almoço e jantar, reduzir para 1 bolo por semana, e caminhar 60 minutos 3 x por semana, com a vizinha, e depois do jantar, ou inscrever-se no R´Equilíbrio.  (ou clicando http://consultoriodenutricao.blogs.sapo.pt/tag/r%C2%B4equil%C3%ADbrio)

III.   Imprima um certo Desafio. O seu plano de mudança será mais apelativo se sentir um certo desafio, realista e dentro das suas limitações. Planear caminhar 5 minutos por dia quando lhe é fácil 55, é demasiado desinteressante. Que tal caminhar os 55 min mas desta vez indo mais longe (ou seja, indo mais depressa)? Ou pedir ao Pai Natal um pedómetro e caminhar 8-10 mil passos por dia? Ou acompanhar a 27ª novela da noite a fazer alongamentos, abdominais e flexões?

IV.  Delineie Objectivos. Delineie mini-metas, e quando as atingir, reveja-as, para não estagnar. Por exemplo, atingir 60 minutos de caminhada, ou treinar para atravessar a ponte 25 de Abril em Lisboa. Ou, perder 5 a 10% do seu peso actual ao longo de 2009. (Lembre-se que em 2006, 2007, 2008 se calhar nem manter conseguiu! Por isso não pense que é pouco. Por exemplo, 3 kg a sair das ancas/côxas, ao longo do tempo, "são 3 pacotes de leite"; penso que prefereria perdê-los, apesar de serem "só três", do que andar com eles atrás! E mais: se o fizer em cada ano, ao contrário dos últimos três, daqui a três anos terá menos 9 kg.)

Porquê adiar e não começar já hoje a treinar estas atitudes e estratégias, como treino para as promessas do Ano Novo!?

Mais passos nas Dicas Saudáveis futuras... stay tuned! J


Madalena Muñoz
Nutricionista"


Lindo! :)

Madalena Muñoz
Life & Wellness Coach

Imagem referente à campanha de oferta de sessões de coaching do Vitaminas (restaurantes saudáveis), a decorrer. Veja o facebook do Vitaminas para mais detalhes! https://www.facebook.com/vitaminas.pt/app_293902817424236